Inveja. Pense num sentimento deplorável. Talvez um dos sentimentos que mais cause danos a humanidade. Trata-se de uma apego enraizado das coisas materiais, ou seja num objeto de desejo implícito, mas que dão significado ao bem-estar de viver. Surge principalmente através de pensamentos, que como abutres insaciáveis, esfomeados pela carniça, ativa seu desejo do “ter”.
É interessante destacar que isto acontece principalmente no mundo feminino, os olhares delas são mortais... hehehehe. Sempre alertas ao menor ruído. Basta alguém se destacar em alguma forma, e lá estão elas a cochichar, por mais ínfima que seja e lá estará o invejoso(a), pronto para apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Uma roupa diferente, um calçado da moda ou mesmo um brinco ou pulseira mal colocados, já torna-se motivo para elogios, nem sempre sinceros. Nem sempre esses comentários se tratam de inveja ok? Mas porque isso acontece?
Tentemos esclarecer este questionamento e para isso é necessário diferenciar a inveja, a cobiça da busca do bem-estar. Não consigo ver nada de errado em trabalhar para ter seu conforto, conquistar seus bens, fazer seu pezinho de meia e ter condições materiais, visando sempre o aperfeiçoamento da capacidade que Deus te deu para exercer aqui nesta terra, sem causar danos ao teu próximo. Acredito que Deus nos dá capacidade e dons para exercer de acordo com Sua vontade e colher os frutos, neste caso se transformam em bem-estar.
E ainda se meu irmão possui um objeto ou virtude que não possuo, desejá-los com humildade e sinceridade não é inveja. Imagine a situação: Volta as aulas, sua coleguinha de turma aparece com a mochila linda e maravilhosa da Barbie , você logo pensa...poxa que mochila linda, vou perguntar onde ela comprou...hihihi...No dia seguinte quem esta de mochila da Barbie nova? VOCÊ, A INVEJOSA. Quem nunca se deparou com uma situação semelhante?! Eu? Várias!! hehehe
Esse tipo de situação, trata-se de uma ganância sedutora que nos dá uma sensação de perda, um vazio não preenchido pelo objeto de desejo, principalmente quando, numa formulação mental mesquinha e destrutiva, nos consideramos muito mais dignos do que aquele que possui o que não temos.
A inveja de acordo com nosso dicionário Aurélio: “Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.” Através deste significado, fica bem claro que este desejo pecaminoso não deve fazer parte de nossas vidas.
Infelizmente neste mundo estamos sujeitos aos invejosos, que estão em todas as partes, age nas mais diversas áreas, seja numa empresa, na sua escola, igreja, faculdade e até mesmo dentro da nossa família.
Mas não devemos nos preocupar com os invejosos deste mundo, faça sua parte, o Senhor é conosco, nos capacita para que possamos conquistar e saborear as bênçãos que Ele tem para nossas vidas, o Seu desejo é que comamos o melhor desta terra.
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. (Isaias 1:19)