Quem foi Jeremias??
Jeremias, filho de Hilquias, foi um profeta da cidade de Anatote e talvez tenha sido descendente de Abiatar. A vida pessoal desse profeta é mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT porque ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações. Jeremias recebeu a ordem de não se casar ou ter filhos para ilustrar a sua mensagem: o julgamento era iminente, e a próxima geração seria exterminada. Seu companheiro e amigo chegado era o seu escriba Baruque. Jeremias tinha poucos amigos além dele. Isso se deve em parte por causa da mensagem de ruína proclamada por ele, uma mensagem contrária à esperança do povo e que incluía uma sugestão de rendição aos babilônios.
Este homem, extremamente usado por Deus, tinha uma personalidade forte é o que concluo, não media esforços para agradar e obedecer a Deus, poderia dizer que: era aquele cara que perdia o amigo mas não deixava de contar a piada, ou melhor perdia o amigo mas não deixava de contar o que Deus mandava, já que ele era um profeta né? ou seja o cara não tinha papas na língua, era Deus mandar e ele prontamente executar, talvez por isso não agradou a muitos, como se pode constatar ele era de poucos amigos. Bem, este servo que vos descrevo nos deixou dois modelos de pessoas.
"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto" (Jeremias 17:5-8).
1º Faz da carne mortal o seu braço, e aparta seu coração do Senhor
Acho que Jeremias é bem claro quando fala deste tipo de pessoa. Consigo até imaginar o tom de voz que ele usa para falar sobre o homem que confia em si mesmo. É muito comum ouvirmos: pêra deixa que eu resolvo; Sai, isso é fácil demais, deixa comigo; Aqui nem Deus para me impedir; Quer apostar que eu consigo?. É claro que em muitas situações pensamos que podemos resolver aquilo independente de Deus esta na frente ou não, devido nossa capacitação adquirida e pela liberdade que Ele mesmo nos dá. O homem que confia no homem é maldito. Ele se acha inteligente e capaz de salvar-se, sem depender de um ser superior. Ele pode confiar na força física de poderosos exércitos, na inteligência e tecnologia de grandes cientistas, ou nas filosofias e religiões inventadas pelos próprios homens. Afirmo que aquele que coloca sua confiança em si mesmo, ou naquilo que tem conquistado pela misericórdia de Deus, colhera exatamente o que disse o profeta Jeremias.
Meus queridos mesmo que tais situações mostrem que tudo esta de vento em poupa, acredite, a confiança em si mesmo é muito perigosa!!! Uma situação bem atual e que exemplifica isso tremendamente é O Titanic (Era um barco esplêndido! Tudo o que de melhor se podia imaginar tinha sido aplicado na sua construção. Era belo, era magnífico, era titânico! Não era só o maior navio já construído até então, mas também o mais veloz, resplandecente e absolutamente insubmergível. “Nem Deus o poderia afundar”, afirmou orgulhosamente o seu construtor.)
Mas ele afundou!!
2º O homem que confia no Senhor
O homem que confia no Senhor é bendito. Ele não se acha capaz de entender, explicar ou controlar tudo. Ele reconhece sua pequenez e dependência do seu Criador. Possivelmente, muitos dos mortos no naufrágio do Titanic se deveu ao excesso de confiança do homem no próprio homem. Infelizmente, o Titanic afundou-se e milhares de vidas se perderam com ele. Por mais forte, saudável e maravilhosa que pareça a nossa vida, o nosso Titanic, ela vai envelhecer e morrer. Então, que contas iremos dar a Deus'? Ninguém escapa à morte, "porque aos homens está ordenado morrerem uma vez".
Por tanto confiemos no Senhor, independente de qualquer situação, não te vanglories por conta de teu entendimento, é Ele quem nos capacita, permite ou não alguma coisa, nos abençoa de acordo com a Sua vontade e principalmente não esqueça de que Ele é contigo sempre. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (Pv 3:5); Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. (Sl 37:3)
Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião se não se abalam mas permanecem para sempre.