Pages

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um tal de Jeremiah!!


Quem foi Jeremias??

Jeremias, filho de Hilquias, foi um profeta da cidade de Anatote e talvez tenha sido descendente de Abiatar. A vida pessoal desse profeta é mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT porque ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações. Jeremias recebeu a ordem de não se casar ou ter filhos para ilustrar a sua mensagem: o julgamento era iminente, e a próxima geração seria exterminada. Seu companheiro e amigo chegado era o seu escriba Baruque. Jeremias tinha poucos amigos além dele. Isso se deve em parte por causa da mensagem de ruína proclamada por ele, uma mensagem contrária à esperança do povo e que incluía uma sugestão de rendição aos babilônios.

Este homem, extremamente usado por Deus, tinha uma personalidade forte é o que concluo, não media esforços para agradar e obedecer a Deus, poderia dizer que: era aquele cara que perdia o amigo mas não deixava de contar a piada, ou melhor perdia o amigo mas não deixava de contar o que Deus mandava, já que ele era um profeta né? ou seja o cara não tinha papas na língua, era Deus mandar e ele prontamente executar, talvez por isso não agradou a muitos, como se pode constatar ele era de poucos amigos. Bem, este servo que vos descrevo nos deixou dois modelos de pessoas.

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto" (Jeremias 17:5-8).

Faz da carne mortal o seu braço, e aparta seu coração do Senhor

Acho que Jeremias é bem claro quando fala deste tipo de pessoa. Consigo até imaginar o tom de voz que ele usa para falar sobre o homem que confia em si mesmo. É muito comum ouvirmos: pêra deixa que eu resolvo; Sai, isso é fácil demais, deixa comigo; Aqui nem Deus para me impedir; Quer apostar que eu consigo?. É claro que em muitas situações pensamos que podemos resolver aquilo independente de Deus esta na frente ou não, devido nossa capacitação adquirida e pela liberdade que Ele mesmo nos dá. O homem que confia no homem é maldito. Ele se acha inteligente e capaz de salvar-se, sem depender de um ser superior. Ele pode confiar na força física de poderosos exércitos, na inteligência e tecnologia de grandes cientistas, ou nas filosofias e religiões inventadas pelos próprios homens. Afirmo que aquele que coloca sua confiança em si mesmo, ou naquilo que tem conquistado pela misericórdia de Deus, colhera exatamente o que disse o profeta Jeremias.

Meus queridos mesmo que tais situações mostrem que tudo esta de vento em poupa, acredite, a confiança em si mesmo é muito perigosa!!! Uma situação bem atual e que exemplifica isso tremendamente é O Titanic (Era um barco esplêndido! Tudo o que de melhor se podia imaginar tinha sido aplicado na sua construção. Era belo, era magnífico, era titânico! Não era só o maior navio já construído até então, mas também o mais veloz, resplandecente e absolutamente insubmergível. “Nem Deus o poderia afundar”, afirmou orgulhosamente o seu construtor.)

Mas ele afundou!!

2º O homem que confia no Senhor

O homem que confia no Senhor é bendito. Ele não se acha capaz de entender, explicar ou controlar tudo. Ele reconhece sua pequenez e dependência do seu Criador. Possivelmente, muitos dos mortos no naufrágio do Titanic se deveu ao excesso de confiança do homem no próprio homem. Infelizmente, o Titanic afundou-se e milhares de vidas se perderam com ele. Por mais forte, saudável e maravilhosa que pareça a nossa vida, o nosso Titanic, ela vai envelhecer e morrer. Então, que contas iremos dar a Deus'? Ninguém escapa à morte, "porque aos homens está ordenado morrerem uma vez".

Por tanto confiemos no Senhor, independente de qualquer situação, não te vanglories por conta de teu entendimento, é Ele quem nos capacita, permite ou não alguma coisa, nos abençoa de acordo com a Sua vontade e principalmente não esqueça de que Ele é contigo sempre. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (Pv 3:5); Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. (Sl 37:3)

Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião se não se abalam mas permanecem para sempre.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Pão de Ouro


O pão caseiro é motivo de orgulho. Claudete Teresinha do Nascimento tentou inúmeras receitas, insistiu até dar certo. E batizou o filho. O nome dele é pão de ouro. “Não existe profissional que diga: Claudete, muda uma miligrama da receita porque vai melhorar. Não!! A receita dele é essa. Eu não mexo e ninguém mais tem a autoridade de mexer”, explica a dona da receita.(PEGN)

Semana passada assisti esta reportagem e achei fantástico como aquela mulher falava de sua receita. Ela havia encontrado a perfeição em sua receita. Segundo o Michaelis UOL a perfeição é o acabamento perfeito, execução completa. Bondade ou excelência no mais alto grau. Pureza.

Na Palavra de Deus existe um alvo que todos os seus filhos almejam alcançar, o de ser identificados como a imagem e semelhança de Jesus, ou seja, com a pureza do seu caráter.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)

Considerando que o caráter de Cristo é perfeito: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14) Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum. (João 19:4) Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. (Hebreus 7:28) ; e se buscamos ser Sua imagem e semelhança vejamos qual a vontade de Deus para nós e o seu plano para alcançarmos esse ideal.

Ef 4:13-15 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Mt 5:48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Cl 1:28 - A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;

Voltando ao exemplo do Pão de Ouro de Dona Claudete, foi necessário passar por um processo de varias tentativas para que ela chegasse a sua perfeição. Assim também funciona quando nascemos de novo. O Espírito de Deus vem habitar em nós, traz a natureza divina para dentro de nosso ser. Inicia-se uma nova vida. É quando nos tornamos verdadeiros cristãos, fundamentados pela (a Rocha) que é Cristo, e começamos a ser edificados. O Espírito começa a nos ensinar através da Palavra: exortando, corrigindo, edificando e consolando nosso interior. E com o passar do tempo somos aperfeiçoados elevando a nossa comunhão com Deus através da oração, com os irmãos através dos trabalhos a serviço do Senhor na igreja, e ainda através do estudo da Bíblia, pondo em praticas os dons espirituais liberados sobre nós.

Amados é mermo assim que o Senhor vai trabalhando em nós, nos moldando com a sua sabedoria, seguindo o modelo do homem perfeito que é Cristo. E quem sabe, se colocarmos totalmente nossas vidas a disposição do Espírito, não nos tornemos Pães de Ouro como os de Dona Claudete. Amém?!

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Co 2:18)



domingo, 27 de setembro de 2009

Inveja

Inveja. Pense num sentimento deplorável. Talvez um dos sentimentos que mais cause danos a humanidade. Trata-se de uma apego enraizado das coisas materiais, ou seja num objeto de desejo implícito, mas que dão significado ao bem-estar de viver. Surge principalmente através de pensamentos, que como abutres insaciáveis, esfomeados pela carniça, ativa seu desejo do “ter”.


É interessante destacar que isto acontece principalmente no mundo feminino, os olhares delas são mortais... hehehehe. Sempre alertas ao menor ruído. Basta alguém se destacar em alguma forma, e lá estão elas a cochichar, por mais ínfima que seja e lá estará o invejoso(a), pronto para apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Uma roupa diferente, um calçado da moda ou mesmo um brinco ou pulseira mal colocados, já torna-se motivo para elogios, nem sempre sinceros. Nem sempre esses comentários se tratam de inveja ok? Mas porque isso acontece?


Tentemos esclarecer este questionamento e para isso é necessário diferenciar a inveja, a cobiça da busca do bem-estar. Não consigo ver nada de errado em trabalhar para ter seu conforto, conquistar seus bens, fazer seu pezinho de meia e ter condições materiais, visando sempre o aperfeiçoamento da capacidade que Deus te deu para exercer aqui nesta terra, sem causar danos ao teu próximo. Acredito que Deus nos dá capacidade e dons para exercer de acordo com Sua vontade e colher os frutos, neste caso se transformam em bem-estar.


E ainda se meu irmão possui um objeto ou virtude que não possuo, desejá-los com humildade e sinceridade não é inveja. Imagine a situação: Volta as aulas, sua coleguinha de turma aparece com a mochila linda e maravilhosa da Barbie , você logo pensa...poxa que mochila linda, vou perguntar onde ela comprou...hihihi...No dia seguinte quem esta de mochila da Barbie nova? VOCÊ, A INVEJOSA. Quem nunca se deparou com uma situação semelhante?! Eu? Várias!! hehehe


Esse tipo de situação, trata-se de uma ganância sedutora que nos dá uma sensação de perda, um vazio não preenchido pelo objeto de desejo, principalmente quando, numa formulação mental mesquinha e destrutiva, nos consideramos muito mais dignos do que aquele que possui o que não temos.


A inveja de acordo com nosso dicionário Aurélio: “Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.” Através deste significado, fica bem claro que este desejo pecaminoso não deve fazer parte de nossas vidas.


Infelizmente neste mundo estamos sujeitos aos invejosos, que estão em todas as partes, age nas mais diversas áreas, seja numa empresa, na sua escola, igreja, faculdade e até mesmo dentro da nossa família.


Mas não devemos nos preocupar com os invejosos deste mundo, faça sua parte, o Senhor é conosco, nos capacita para que possamos conquistar e saborear as bênçãos que Ele tem para nossas vidas, o Seu desejo é que comamos o melhor desta terra.


Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. (Isaias 1:19)



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A vida

Por Madre Tereza de Calcutá e Yaponan Magni

“Gerei um homem com o auxílio do SENHOR” (Gn.4,1),

A vida é uma oportunidade, agarre-a; A vida é uma beleza, admire-a; a vida é uma ventura, saborei-a; A vida é um sonho, faça dele realidade; A vida é um desafio, enfrente-o; A vida é um dever, cumpra-o; A vida é preciosa, cuide bem dela; A vida é uma riqueza, conserve-a; A vida é amor, goze-o; A vida é um mistério, penetre-o;A vida é promessa, cumpra-a;A vida é tristeza, supere-a; A vida é um hino, cante-o; A vida é um combate, aceite-o; A vida é uma tragédia, enfrente-a; A vida é uma aventura, ouse-a; A vida é felicidade, mereça-a. A vida é vida, VIVA!!

Um dom que pela Sua graça nos concede. Tive a oportunidade de ser agraciado pela segunda vez, por isso hoje prezo em manter minha saúde acima de qualquer outra coisa como: dinheiro, amigos, trabalho, etc

A vida é um presente, um milagre, e infelizmente não cuidamos dela como deveríamos, nos sujeitamos a pequenas coisas que destroem nossas vidas, e não percebemos como nossa vida é curta. O tempo não anda, ele corre, e quando olhamos para trás nos lamentamos porque já não resta tempo para fazer coisas que gostaríamos.

A grande sabedoria da vida está na maneira que conduzimos a nossa caminhada. Muitos por medo de tentar, de arriscar, ficam reféns de situações que aos poucos consome a sua essência de viver.

Quantos não vivem em condições impostas pela sociedade e não são felizes? Quantos não desejam uma vida diferente da que vive? Quantos por medo da solidão, desistiram de jogar tudo para o alto? Quantos vivem relacionamentos só de aparência? Quantos nesta vida são infelizes porque não tentaram ou não se arriscaram? Quantas circunstâncias que poderiam ser evitadas, são empurradas com a barriga e que torna nossa vida um verdadeiro caos?

Deixamos de viver por causa dos outros; deixamos de ser felizes pelo que vão pensar ou falar. Deixamos de viver porque ficamos presos no que sociedade edita como correto.

Acho que todos nós esquecemos do essencial, Deus nos deu a vida para que possamos viver com liberdade, jamais prisioneiros. Deus sonhou , nos desejou e nos criou. Por este motivo devemos valorizar e agradecer constantemente a vida que Ele nos deu.

A importância de ter uma vida harmoniosa está nas escolhas que fazemos.

“De uma coisa temos certeza, todos nós iremos morrer um dia, mas quando a morte se aproxima é que damos grande importância a VIDA!!” (Yaponan Magni)

Agora sorria um pouquinho, veja algumas frases ditas antes de morrer:

01. Atira se for homem.
02. Atravessa correndo que dá.
03. Ah, não se preocupe, o que não mata, engorda.
04. Fica tranqüilo que este alicate é isolado.
05. Sabe qual a chance de isso acontecer? Uma em um milhão.
06. Essa camisa do Palmeiras não é minha não….eu sou corintiano como vocês.
07. Adoro essas ruas pois são super tranqüilas.
08. Tem certeza que não tem perigo?
09. Nem acredito que vou saltar de pára-quedas! E, ó, eu mesmo que dobrei!
10. Aqui é o PT-965 decolando em seu primeiro vôo solo.
11. Confie em mim!
12. Aqui é o piloto. Vamos passar por uma ligeira turbulência.
13. Capacete? Imagina, tá calor.
14. Eu sempre mudei a temperatura do chuveiro com ele ligado…
15. Deixa comigo.
16. Desce desse ônibus e me encara de frente, sua bicha!
17. Você é grande mas não é dois!
18. Kung-Fu nada. Eu vou acabar com você.
19. Vamos lá que não tem erro.
20. Pode mexer. É Pitbull, mas é mansinho.