Nos tempos de hoje onde muitas vezes não conseguimos respirar com tantos afazeres, o mundo da modernidade, das respostas rápidas, da agilidade, eficiência e avanço tecnológico. Mas apesar de todo esse corre-corre. Não podemos deixar de buscar aquele que nos capacita, da forças, saúde, equilíbrio, inteligência, para que possamos dar continuidade a nossos objetivos. E para isso precisamos utilizar a ferramenta mais eficaz para que essa intimidade se concretize: A oração. Jesus nos deixa uma modelo de oração que quando fazemos com um coração puro, tem um efeito incrível em nossa vida e em nosso dia.
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” Mt 6:9-13
“Pai nosso que estas no céu”: Inicialmente verificamos que devemos nos aproximar de Deus com toda reverência que a Ele é devida, como filhos que confiam e buscam a ajuda de um pai que esta sempre pronto para ajudá-lo.
“Santificado seja o teu nome” : Quando nos convertemos ao Evangelho somos transformados em novas pessoas, tornando-nos “filhos de Deus”. Levando sobre nossas vidas o seu precioso nome, que deve refletir aonde formos, em tudo o que fizermos, através de nossas palavras, atitudes, ações e reações. E para isso precisamos da ajuda do Espírito Santo. E assim oramos: Sl 145; Is64:2; Rm 11:36
“Venha o teu reino”: Quando pedimos isto, precisamos estar com um coração disposto a servir com fidelidade e perseverança, porque reconhecemos o seu reinado sobre nossas vidas. Passamos a viver com um propósito diferente aqui na Terra, sabendo o verdadeiro sentido de nossa existência. Sl 68:1; 51:18; Rm 10:1;Ap 22:20; IIPe 3:11-13
“Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”: O Senhor Jesus se sujeitou a vontade do Pai, e assim também devemos nos sujeitar. Apesar de muitas vezes querermos agir em nossa força devemos sempre pedir auxilio do Espírito Santo para compreender e aceitar sempre a vontade de Deus em nossas vidas.
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje”: Nossas necessidades diárias são supridas pela graça e misericórdia de Deus. Pela bondade de Deus é que temos alcançado nossos objetivos e recebemos aquilo que Ele tem nos abençoado. Assim devemos a Ele nossa gratidão diária.
“E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nos perdoamos aos nossos devedores”: O perdão e o amor trazem cura para nossa alma. Assim quando pedimos isto a Deus, buscamos a paz interior.
“Mas não nos deixe cair em tentação mas livra-nos do mal”: O nosso inimigo é como um leão faminto que vive em nosso derredor, buscando uma pequena oportunidade para nos atingir, por isso a oração de livramento e proteção deve ser feita diariamente ao Pai Celeste que nos atende e guarda.
“Porque teu é o reino, o poder e a gloria para sempre, amém”: O final da oração nos mostra que devemos confiar somente em Deus. O reconhecimento da sua soberania, dos seus atributos de onipotência, onisciência e onipresença, traz ao coração do verdadeiro cristão a convicção da resposta divina a sua oração.
Acho podemos perceber como é poderosa a oração do Pai Nosso, deixada por Jesus para que possamos tomar como modelo e construir nossa intimidade com o Pai de forma mais profunda. Espero que você tenha sido abençoado com esta reflexão. Ore o Pai nosso!!
0 comentários:
Postar um comentário