Pages

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MANTENDO O EQUILÍBRIO


Reflexão escrita através do entendimento da palestra ministrada pelo Pr. Sérgio Bussato no Alcançando 2009 – Você na corda bamba!!


Imaginemos nossa vida como uma corda bamba, de fato é exatamente assim que me sinto, em cima de uma corda bamba fazendo de tudo para permanecer em equilíbrio, ou seja fazer ao máximo para não cair. O interessante dessa comparação é que na vida cristã nos preocupamos muito em não cair, porque o cair significa pecar e o pecar nos afasta de Deus, então se queremos buscar cada vez mais a presença do Pai devemos manter o equilíbrio.

Mas o que é necessário para que permaneçamos em equilíbrio??

1º Estar edificado sobre a rocha

Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. (Sl.40:2) Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mt 7:24)

Estar sobre uma firme base para que possamos resistir no dia mal as dificuldades impostas pela vida, e isso é possível somente em Jesus que é nossa rocha. Ele é a base aonde devemos estar firmados, entendendo, sendo e fazendo aquilo que ele nos deixou para que o copiássemos pois acredito que não exista exemplo maior de equilíbrio do que a vida de Jesus, que como nós passou por dificuldades iguais a que passamos e mesmo assim se manteve firme na corda bamba.

2º Vivenciar a paz de Deus

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14:27) - A paz de Cristo é bem diferente da paz que estamos acostumados a ouvir na tv , a paz entre povos ou guerras, a paz de Cristo nos permite descansar no Senhor tendo a certeza de que Ele pelega por nos (nosso intercessor) , assim lancemos nossa ansiedade em suas mãos afim de obedecer o que esta na palavra.

O apostolo Paulo com muita sabedoria nos ensina que devemos vivenciar dessa paz:

Ensina-nos a lançarmos nossa ansiedade sempre diante dele - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fp 4:6); Com um coração agradecido - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Fp 4:7); Não pensar em besteiras - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8); Sair da Teoria - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Fp 4:9); Estar satisfeito e agradecido com o que Deus tem te dado, seja no pouco , seja no muito - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Fp 4:12); E principalmente para vivenciar a paz de Deus é fundamental confiar no poder Dele - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Fp 4:6-13)

3º Vivendo pela fé

O verdadeiro cristão não deve ter medo das más noticias, pelo contrario as coisas que tem acontecido deve aumentar nossa fé porque prova que as profecias estão se cumprindo e como crentes devemos glorificar a Deus e não ter medo. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:37-38); Não devemos portanto estar aflitos por conta do que vem ocorrendo, devemos sim nos agarrar as promessas e crer tão somente, pois Deus é fiel e justo para cumprir o que nos prometeu. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma (Hb 10:39); E ainda vivendo em fé é viver alem dos 5 sentidos, pois Jesus venceu o maligno, e é por conta disso que temos o poder para vencer o mundo quando cremos com fé. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1Jo 5:3-5)

E para concluir, nunca desista da sua corrida, as dificuldades vem, são inevitáveis, mas Deus nunca nos dá um fardo maior do que possamos suportar, tudo posso naquele que me fortalece, e é com esta fé devemos caminhar, na certeza de que desta forma nos manteremos em equilíbrio na corda bamba.


0 comentários:

Postar um comentário