“Não Julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1)
Depois de algumas horas de sermão, onde Jesus falava de particularidades pessoais, aconselhando como reagir em situações diversas, quais condutas devem ser adotadas ao longo de nossa vida. Ele deixa essa lapadinha!!
Acredito que o mundo seria muito melhor se nós, seres humanos, não tivéssemos a tendência ao preconceito e discriminação. E o pior, sem qualquer razão ou motivos justos. Simplesmente estabelecemos juízo de valores sobre as pessoas e fazemos valer nossa palavra. Assim pecamos de forma drástica, fazendo de maneira leviana julgamentos indevidos, sendo levados pela aparência, ou seja, fazendo exatamente o contrario daquilo que o Senhor Jesus nos recomendou.
Devemos agir com descrição, não externando nossos pensamentos iniciais sobre terceiros, antes deste pré-julgamento é necessário um amadurecimento em nosso coração, pedindo a Deus a luz para um verdadeiro senso de justiça.
Tenha certeza que com a mesma facilidade que temos para julgar aos outros é aplicada contra nós, ou seja, da mesma forma que julgamos somos julgados. Infelizmente a mesma leviandade com que pré-julgamos os outros, interpretando de maneira negativa suas atitudes, é utilizada também contra nós. O problema é que a natureza humana é muito condescendeste com nossos próprios erros, mas totalmente intolerante com os erros dos outros.
Não estou falando aqui de julgamento de juízo final, exemplo: Eita, esse cara cheio de tatuagem, vestindo preto, piercing? Só pode ser satanista, vai é para o inferno. (hehehe nada haver, mai tem gente que pensa isso que eu sei!) Esse tipo de julgamento meu amigo(a), é o mais fulminante de todos, ai nem Deus para julgar (João 1:22-23).
Falo do julgamento por aparência, tipo: não atender bem uma pessoa porque ela esta mal vestida (muito comum!!), achar uma pessoa chata sem conhecer (antipatia nada haver, típico de mulheres), Aconteceu comigo: Chamei uma menina para dançar e só depois dela me olhar do pés a cabeça, ela aceitou meu convite!!! (pense que eu fiquei constrangido, hoje ela é minha amiga, mais ainda não continua valendo nada! Né?!!! )
Pois bem queridos amados , que neste mundo tentemos ter atitudes cristãs, ou seja , aquelas deixadas por Jesus (o Cristo) e que nosso conceito de julgamentos tenha o valor correto em relação a nossos irmãos.